Prêmio Maria José Maldonado

     

         Maria José Bulhões Maldonado foi uma poetisa portuguesa que viveu em Volta Redonda, Brasil. Foi uma das fundadoras da Academia Volta-redondense de Letras [AVL], fundadora e ocupante da cadeira número 4, tendo publicado dois livros de poesia. No sábado de 13 de novembro de 2010, pela manhã, Maria Maldonado, que já estava doente há algum tempo, veio a falecer.          

          Maria Maldonado Foi uma defensora da literatura e da cultura em Volta Redonda. A AVL homenageia esta grande escritora dando seu nome ao prêmio literário que promove, Prêmio Maria José Maldonado. Duas categorias foram consideradas; poesia e conto. Foram 772 inscrições, sendo 428 na categoria “Poesia” e 344 na categoria “Conto”. As Comissões julgadoras se reuniram no dia 25 de Junho para o fechamento das avaliações às cegas (a identificação dos autores somente foi feita após a finalização do resultado). O meu poema "Sei dela como jamais" foi escolhido como um dos 15 premiados e por tal o meu mais puro contentamento.

          O lançamento da “Antologia de Textos Premiados” em versão eletrônica e a premiação dos autores selecionados ocorrerá no próximo dia 23 de Julho de 2016, durante o I Encontro Sul Fluminense de Escritores, às 18h30, no Campus Aterrado da UFF em Volta Redonda. 

Cláudia Cassoma, ou Laudy como prefere ser chamada é uma Jovem Angolana apaixonada pela arte de escrever, expressando em sua poesia suas mais intimas ideias e inquietações sobre a realidade que a rodeia. Seu primeiro encontro com a arte de escrever debuta desde os seus 9 anos e foi amadurecendo com ela até "Amores que nunca vivi".